O que postar no Instagram?

O Instagram é uma das maiores Redes Sociais em todo mundo e uma das preferidas entre os brasileiros. Não incluir essa mídia em sua estratégia de marketing digital significa dispensar uma das melhores ferramentas para a geração de vendas. Entretanto, para se ter sucesso, é preciso saber o que postar no Instagram.

Neste post, você poderá conferir dicas de conteúdo que você pode criar para publicar no seu perfil, com exemplos práticos:

Feed

O Feed é um canal do Instagram que permite posts em formatos de uma única imagem, imagens em carrossel e vídeos de até um minuto de duração. Ele também pode receber formatos dos outros canais que falaremos adiante.

Ele também é um excelente canal para quem deseja obter crescimento e ganhar mais seguidores. Afinal, os conteúdos do feed são mais compartilhados, o que faz você alcançar um número maior de pessoas dentro da rede social.

É também um ótimo canal para você construir autoridade e também para poder se relacionar com os seus seguidores através dos comentários.

Continue a leitura para conferir quais os melhores tipos de conteúdo para publicar no feed.

Conteúdos técnicos

No Feed, o ideal é você poste conteúdos técnicos, que possam ajudar o seu seguidor com uma dor ou necessidade que ele tem. Você pode fazer isso em conteúdos em formatos de listas dicas, tutoriais, recomendações e muito mais.

O ideal é que você ensine algo do seu nicho para a sua audiência. Se você trabalha com os nossos produtos, por exemplo, você pode postar dicas, exemplos de atividades, amostras, falar sobre os benefícios do produto e muito mais. Afinal, esses são alguns dos conteúdos técnicos relacionados a este segmento.

Veja alguns dos conteúdos que temos prontos para você (COPIAR E ENVIAR) para seu feed:

  • Na página inicial do nosso site você encontra (todos os produtos para se afiliar e os respectivos materiais de divulgações, então é só entrar aqui e escolher o material que você deseja divulgar;
  • Dentro de cada material de divulgação você vai encontrar imagens prontas no formato feed e também exemplos “soltos” que te permitem criar posts da forma que preferir;
  • Ainda aqui com nossos produtos você pode usar amostras dos nossos conteúdos para engajar, veja aqui: Amostras em PDF;
  • Você também pode usar as provas sociais (DEPOIMENTOS) dos clientes (VEJA AQUI);
  • Use imagens com frases relacionadas aos nossos materiais: Clique aqui para conferir;
  • E muito mais.

Conteúdos que geram conexão

Além dos conteúdos técnicos, você também pode publicar no Feed alguns posts que gerem conexão com o seu público. Isso significa fazer com que o seu seguidor se sinta identificado com seu com o seu conteúdo, que ele se enxergue na mensagem que você está tentando transmitir, como se aquilo falasse diretamente com ele sobre algo da vida dele.

Você pode fazer isso abordando os desejos, as dores, os medos, as vulnerabilidades, os erros, os mitos, os tabus, enfim, tudo aquilo que fizer parte do dia a dia da sua persona. A intenção é fazer com que o seu seguidor sinta como se você já o conhecesse de longa data, como se fosse um velho amigo de infância.

Voltando ao exemplo dos nossos produtos, você poderia postar conteúdos que falem sobre:

  • Dificuldades das crianças na escola;
  • Mitos relacionados a educação ou educação especial;
  • Os desafios da aprendizagem / Os desafios da aprendizagem da leitura e escrita….
  • Alguns MEMEs podem ser uma ótima sacada

Esse tipo de post gera bastante engajamento e é muito compartilhado.

Se você é Afiliado, você terá que criar alguns posts destinados a oferecer o produto. Afinal, só assim as pessoas saberão que você está vendendo algo que elas possam estar dispostas a comprar.

Produzir conteúdos técnicos e que gerem conexão com os seus seguidores é essencial, mas é também é importantíssimo fazer a oferta daquilo que você vende. Muita gente foca em produzir conteúdos para atrair novos seguidores, mas esquece de criar conteúdos voltados para o propósito qual ela está ali, que é vender.

Portanto, você pode fazer essa oferta de uma forma sutil, por exemplo, fazendo um review do seu produto, ou de forma mais explícita, falando dos benefícios e vantagens.

Outros materiais prontos para divulgar os materiais SÓ ESCOLA no FEED pode ser visto aqui.


Stories

A ferramenta de Stories permite postar conteúdos em formatos de imagem e também de vídeos de até 15 segundos. Além disso, ela possibilita escrever textos sobre a imagem ou vídeo, desenhar com uma ferramenta de pincel, inserir GIFs e emojis, além de “stickers” que permitem ao criador de conteúdo interagir com os seguidores.

Essa é uma excelente ferramenta para gerar conexão. Afinal, através dela você consegue interagir com o seu público de uma maneira bem próxima, podendo entender suas opiniões e principais dúvidas. E também porque ela possibilita você conversar com os seus seguidores de uma forma íntima e direta quando você se dispõe a gravar mostrando o seu rosto.

O Stories é ideal para reter seus seguidores no seu perfil. Eles não deixarão de seguir você só porque você tem um conteúdo muito atrativo, mas porque também eles se conectam emocionalmente com você.

Todas as dicas de como produzir conteúdos que geram conexão que demos no tópico acima podem ser aplicadas aqui. A diferença é que você deverá adaptar o conteúdo para o formato dos Stories, que é mais dinâmico.

Portanto, você pode abrir caixas de perguntas, por exemplo, para saber quais são as principais dúvidas dos seus seguidores. Pode criar enquetes para entender seus gostos e opiniões; pode também gravar vídeos para narrar eventuais dificuldades, discutir os medos e até mesmo para falar sobre coisas do dia a dia do seu público.

Mas não só isso!

Os Stories também é ótimo para abordar conteúdos técnicos, assim como no Feed. O que diferencia aqui também é apenas o formato, que deve ser levado em consideração.

E essa ferramenta não só pode, mas também deve ser usada para fazer vendas. Afinal, ela possui o recurso de “arrasta para cima” que permite você colocar o link da página de vendas do seu produto atrelado ao conteúdo. Assim, seus seguidores conseguem ter acesso de uma forma bem simples e rápida, com um simples arrastar de dedo na tela.

Abaixo, vamos deixar um exemplo de um cronograma de Stories que você pode postar durante um dia, levando em consideração tudo o que nós já dissemos aqui em cima.

Manhã:

08:30 – Mostre um pouco da sua rotina matinal

09:00 – Abra uma caixinha de perguntas

10:00 – Compartilhe um meme ou uma frase relacionada (Clique aqui para conferir)

Tarde:

15:00 – Fale sobre uma dúvida frequente dos seus seguidores (como alfabetizar, como incentivar a leitura, como fazer com que o seu filho aprenda brincando, como estimular a aprendizagem do seu filho… etc)

18:00 – Conte uma história de alguma experiência sua relacionada ao nicho (Aqui você pode fazer um relato sobre algum dos seus clientes ou até mesmo usar nossos depoimentos (veja aqui)

Noite:

20:00 – Comece a responder a caixinha de perguntas

21:00 – Faça uma oferta do seu produto

ESTE É APENAS UM EXEMPLO E NÃO UMA REGRA, FAÇA (TESTES)


Reels

O Reels é a ferramenta mais recente lançada pelo Instagram. Ele surgiu com o objetivo de bater de frente com o seu principal concorrente, o TikTok.

Neste canal, você consegue criar vídeos curtos de até 30 segundos. É possível adicionar músicas como trilha sonora, textos e até mesmo efeitos de imagem.

O Reels é uma excelente ferramenta para quem quer usar a estratégia do infotenimento ao seu favor. Isto quer dizer que você pode passar informações relevantes para a sua audiência, mas usando recursos de entretenimento, deixando o seu conteúdo mais leve e divertido.

Você já deve ter percebido que sempre surge uma tendência de conteúdo no Reels. Seja uma dancinha ou um meme, sempre haverá um tipo de conteúdo que está em alta e todo mundo acaba replicando isso.

Além disso, você também pode postar conteúdos dando dicas rápidas e até alguns mini tutoriais. 


IGTV

O IGTV é outro canal do Instagram que permite você postar vídeos. A diferença é que ele possibilita a postagem de conteúdos mais longos, com até 60 minutos de duração. Essa ferramenta é ideal para você passar um conteúdo mais imersivo, que requer um pouco mais de atenção da sua audiência.

Por exemplo, se você quer postar um tutorial ou explicar detalhadamente um conteúdo, o IGTV é altamente recomendado.

Outra coisa que os criadores de conteúdo fazem com bastante frequência é salvar eventuais lives que eles fazem no seus perfis. Se você criou um conteúdo ao vivo para a sua audiência e quer possibilitar que ela assista isso mais tarde, é só você salvar essa live no IGTV. É bem simples de fazer isso, o próprio Instagram te oferece essa alternativa no final de cada transmissão.


Conclusão

Pois bem. Até aqui, você viu que há inúmeras possibilidades de conteúdos que você pode postar no seu perfil do Instagram. Uma dica essencial para ter sucesso nessa Rede é conhecer bem a sua persona. Assim, você saberá exatamente qual tipo de conteúdo consegue despertar mais interesse nela, pensando nisso, recomendo que assista este vídeo:

E não esqueça nunca de avaliar as suas métricas também, pois assim você poderá ter conhecimento de quais posts estão lhe trazendo os melhores resultados.

E aí? Gostou das dicas? Tem algo que não falamos aqui que você gostaria de complementar? Conte nos comentários.


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?