Dicas para criar um Copy campeão de vendas

O que é Copywirting? Copywriting é o ato de produzir textos com o objetivo específico de convencer o leitor a tomar uma decisão específica. A pessoa que trabalha nesta área é conhecida como Copywriter.

Para quem não está familiarizado com marketing digital e o mercado de afiliados, pode parecer bobeira que algumas palavras possam fazer toda a diferença nos resultados. Se você quer ser reconhecido e decolar sua carreira como produtor ou afiliado, o copywriting pode ser seu grande aliado.

Através de técnicas de persuasão, como um bom storytelling, uso de gatilhos mentais e o despertar de emoções no seu conteúdo, é possível mudar completamente as ações do seu público. Para melhor, é claro!

Existem algumas motivações que facilitam a decisão de compra do cliente, como:

• Ser aceito;
  • Sentir-se bem;
  • Sentir-se importante;
  • Economizar dinheiro;
  • Economizar tempo;
  • Facilitar algum trabalho;
  • Mais conforto;
  • Ser feliz;
  • Mais diversão;
  • Mais conhecimento.

Estas são apenas algumas, pois existem vários pontos motivacionais que influenciam na hora da compra.

Dicas para criar um copy campeão de vendas

Para que o seu copy traga os resultados esperados, é preciso se atentar a alguns detalhes. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar neste processo de criação.

Entenda o problema do seu público

Você só chegará à solução de um problema se você conhecê-lo a fundo, não é? Por isso, antes de tudo, procure entender as dores da sua persona para utilizar esse conhecimento a seu favor.

Analise o seu produto na visão do consumidor, para saber quais os pontos atrativos para ele, visando a resolução do problema que citamos acima.

Tendo em mãos o problema e a solução, você já pode começar a planejar o seu texto persuasivo.

.:: As dores dos clientes ::.

Conhecendo quem é a sua persona, você direcionará a sua comunicação para o público certo.

Utilizando como exemplo o KIT ALFABETIZAÇÃO:

✅ Você não sabe o que fazer para ajudar o seu pequeno?
✅ Não sabe quais atividades são adequadas ?
✅ A criança não está acompanhando os coleguinhas?
✅ Você gostaria de turbinar o processo de aprendizagem do seu pequeno?
✅ Dificuldades em avançar no processo da leitura e escrita?
✅ Sente que já tentou de tudo e não sentiu melhoras?

Crianças que ainda não sabem ler… crianças do ensino fundamental e infantil… crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem…. crianças em fase de alfabetização etc.

Trabalhe as emoções

As emoções são responsáveis pela maioria das vendas. Você já deve ter comprado algo por conta do emocional, pensando estar sendo racional. Isso é mais comum do que percebemos no dia-a-dia, e para que seu copy surta efeito ele precisa despertar emoções.

MOSTRE TRANSFORMAÇÕES QUE O KIT SÓ ESCOLA PODE PROPORCIONAR PARA AS CRIANÇAS.

Quando compramos algo, estamos trocando dinheiro por sentimentos. Hoje, um dos objetivos do marketing é estabelecer ou aumentar a familiaridade do consumidor com a marca. Tudo através de associações emocionais positivas.

Por isso, devemos dar atenção para as emoções das pessoas para sabermos qual desses sentimentos elas estão buscando ao adquirir o que você tem a oferecer.

Tendo essa informação, você será capaz de abordá-las de uma forma mais certeira.

Cuidado para não falar do produto no momento errado

Um copy tem a finalidade de fazer com que a pessoas realize uma ação. Neste caso, a realização da compra. Mas, não é porque o seu texto busca vender certo produto que você precisa falar dele em cada parágrafo. Muito pelo contrário.

Se você já chegar falando do produto, as chances do leitor continuar ali são baixas. É preciso trabalhar as emoções, e mostrar que você tem a solução para o problema, antes de qualquer outra coisa. Assim, você estará falando do produto sem falar seu nome.

Geralmente, esta é a última etapa – ou uma das últimas – em uma página de vendas.

Capriche no título

Se o título não for atraente, talvez o leitor não passe da primeira linha do seu copy. Já pensou produzir um conteúdo de alta qualidade e as pessoas nem chegarem a lê-lo? Pois é, se não planejar bem o seu título é isso que irá acontecer.

O título será o primeiro contato da pessoa com o seu conteúdo, por isso crie uma frase capaz de despertar a curiosidade sem mencionar seu produto.

Exemplo:

1 – TURBINE O APRENZIADO DO SEU PEQUENO COM O KIT SÓ ESCOLA

2 – TORNE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO LÚDICO

Dados e pesquisas são ótimas opções

A utilização de números, pesquisas, estudos no geral, leva confiança à sua persona.

Se eu falo que você deve utilizar dados no seu copy, é uma coisa. Agora, se eu digo que a utilização de dados aumentam suas chances de vendas em 80% é certo que será mais fácil te convencer da importância de ter essa informação disponível. (Este é só um exemplo, ok?)

Pense em quais números e pesquisas você pode utilizar com base nos produtos só escola, realize buscas e transforme as informações em vendas.

Exemplos:

• Mais de 9380 crianças já alavancaram o processo de alfabetização com nosso kit.
  • Mais de 32 escolas aprovam e utilizam nosso kit.
  • etc.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais trabalham em conjunto com o storytelling e a copy em si. Eles também mexem com as emoções das pessoas, despertando sentimentos propícios para a realização da venda.

“Faça o teste por 7 dias e, se não gostar, devolvemos o seu dinheiro”.

Esse é um tipo de gatilho mental, ou seja, ele desperta a sensação de confiança no cliente. Você mostra que está comprometido com aquilo e quer levar apenas o melhor até ele, e caso isso não ocorra, você recebe o seu dinheiro de volta.

Existem diversas formas de utilizar essa tática em seu texto persuasivo, e você pode saber mais sobre a seguir.