Tráfego Orgânico: Atraindo pessoas para comprar um dos nossos produtos

As vendas ocorrerão, naturalmente, quando você conseguir atrair visitantes para os seus canais de vendas.

No marketing digital, existem, basicamente, duas formas de atrair novos visitantes: através da aquisição de tráfego orgânico e da aquisição de tráfego pago. E é isso que vamos te ensinar de agora em diante. Preparado?

Atraindo pessoas para comprar um dos nossos produtos

Durante muito tempo, as empresas precisavam gastar com anúncios na internet para chamar a atenção e atrair novos clientes.

Contudo, com a evolução natural do marketing digital, percebeu-se que existem outras formas de alcançar as pessoas através da internet.

Portanto, tráfego orgânico são todas aquelas visitas que você consegue de forma espontânea e sem ter que gastar do seu dinheiro com anúncios.

Basicamente, existem algumas formas de gerar tráfego orgânico. A mais importante delas é através da produção de conteúdo.

Vamos te explicar.

E como você já sabe quais os canais de comunicação que a sua persona geralmente usa, tudo que você precisa fazer é produzir conteúdo que seja relevante para ela nestes canais.

Se a sua persona procura por produtos de emagrecimento, por exemplo, é bem provável que ela também procure por conteúdo que fale sobre alimentação saudável, exercícios físicos e formas alternativas de emagrecer. Concorda?

Assim, quando ela procurar por este tipo de conteúdo na internet, simplesmente encontrará você.

Mas, claro, para que você consiga esses resultados é importante que você conheça o seu público. Tendo as informações necessárias, como onde encontrá-lo, as formas de conteúdo que preferem, entre outras, você conseguirá criar uma estratégia certeira com a sua persona.

Ah, e cuidado! Muitos criadores de conteúdo iniciantes erram na hora de criar os seus materiais. Isso porque eles querem “empurrar” a venda logo de cara e não é assim que funciona.

Para que o seu conteúdo orgânico chegue a gerar uma venda, ele precisará passar por todo o funil de vendas. Essa persona que acessou o seu conteúdo pode se interessar e procurar saber mais e acabar se tornando um lead. Assim, ele se torna um possível cliente. Viu só? Vai muito além de criar conteúdo e vender.

Abaixo, falaremos brevemente como você pode produzir conteúdo para esse público em alguns dos canais mais utilizados.

Blog

Muitas pessoas subestimam o poder que essa ferramenta pode ter. Mas, na verdade, para que você possa garantir as primeiras colocações nos resultados de pesquisa do Google, é indispensável que você tenha um blog.

O Google possui um mecanismo que consegue fazer uma leitura de seu blog. Daí, aplicando algumas técnicas de SEO, as chances são grandes dele ocupar o topo das pesquisas.

Outra vantagem é que manter um blog demanda pouquíssimo investimento e ainda suporta vários formatos de mídia, além do texto.

No Facebook, o ideal é que você crie uma página específica para o seu negócio. Se você ainda não sabe como fazer isso, o próprio Facebook te ensina como fazer. É bem simples!

São várias as vantagens de se ter uma página nessa rede, pois além de te conectar ao seu público, ela permite que você publique conteúdo relevante e em vários formatos, como textos, imagens, vídeos, áudios, infográficos e etc.

Recomendamos também a leitura deste artigo: Vendendo em Grupos do Facebook

No Instagram, você deverá investir no visual. Afinal de contas, essa rede social foi criada pensando no compartilhamento de fotos. A dica é que você utilize imagens de boa qualidade para conseguir a atenção de seu público.

Outra dica bastante valiosa é que você use a sua criatividade nos Stories. Pesquisas apontam que essa é uma ferramenta que vem crescendo e sendo utilizada cada dia mais pelos usuários.

Leia este artigo também: O que postar no Instagram?

Você sabia que o YouTube é a 2ª maior ferramenta de pesquisas na internet? Pois é, ele fica atrás apenas do Google neste segmento. Portanto, estar presente nessa rede social é igualmente importante para que o seu público consiga te encontrar.

A dica é que você produza conteúdo para entreter e educar o seu público. Além disso, é importante que você publique este conteúdo com certa frequência e explore o poder das marcações e das hashtags nele. Quanto mais você fizer isso, maiores as chances de você ser encontrado e aumentar a sua audiência.

Além disso, o vídeo inserido dentro de um post de blog fornece pontos positivos para o Google mostrar esse post nas primeiras posições se ele estiver alinhado com a sua pesquisa.

Então, o Blog acompanhado do Youtube é uma combinação bem legal para você iniciar a sua estratégia de vendas pela internet.

Muita gente ainda não sabe, mas é possível ter ótimos resultados de vendas através do WhatsApp. Entretanto, é importante que você tome cuidado para não ser invasivo ao utilizar essa rede.

Mas, se você quiser ter um excelente retorno utilizando essa ferramenta, a dica é que você explore ainda mais a sua criatividade e crie mensagens personalizadas para cada pessoa que você for entrar em contato.

Evite enviar mensagens em massa e criar grupos que não contribuirão para engajar o seu público. É importante que você não ignore as dúvidas e dê suporte ao seu público sempre quando for solicitado.

Veja estes dois excelentes artigos para que você se aprofunde ainda mais nesta rede sociai:

E-mail Marketing

Um estudo feito pela Adobe aponta que 58% do público prefere receber conteúdo através de e-mail do que por outros meios.

Portanto, o serviço de e-mail é uma excelente ferramenta para você se conectar ao seu público e, ainda, conseguir otimizar as suas vendas.

Então aproveitamos para te sugerir este outro artigo sobre e-mails: Como montar sua estratégia para ter listas de e-mails