Como Fazer um Funil de Vendas no WhatsApp e Melhorar seus Resultados

Criar um funil de vendas no WhatsApp é basicamente entender o percurso que um cliente fará até adquirir o seu produto. Ou seja: entender toda a jornada de compra daquele cliente.

Consiste basicamente em entender a jornada de compra do cliente e elaborar estratégias para que faça ele avançar do topo, parte mais larga do funil, até o fundo, parte mais estreita e onde ocorrem as compras.

Mas afinal, como fazer um funil de vendas no WhatsApp e melhorar seus resultados.

Como Fazer um Funil de Vendas no WhatsApp

Primeiramente é preciso quebrar esse paradigma de que o funil de vendas é utilizado e apenas funcional nas estratégias de e-mail marketing.

Diversos outros canais da internet podem, e devem utilizar o funil de vendas, e o WhatsApp está entre eles.

O Funil de vendas é uma forma de respeitar o consumidor e as suas necessidades. O grande erro de muitos afiliados é querer vender a todo custo e não respeitar o processo, ou jornada de compra de determinada pessoa.

Conheça também o FUNIL GRAVATA

Mas no e-mail marketing a maioria dos profissionais que atuam nesta área já sabem como fazer. Entretanto, quando se fala no WhatsApp, poucos ainda tem o entendimento de que o funil de vendas possa ser aplicado.

Então vamos logo as dicas de como fazer um funil de vendas no whatsApp.

1 – Pesquise e Crie Listas de Transmissão

Ao criar listas de transmissão você deve ter em mente que elas devem conter as características próprias de cada lead. Mas como saber estas características? Pesquise.

Inicia a conversa em um tom amigável e busque obter o maior número de informações possíveis sobre os leads. Após isto, crie listas de transmissão personalizadas.

Veja mais para entender: Listas de Transmissão no Whatsapp: Saiba como Usar

2 – O Topo do Funil

O topo do funil é quando o seu lead (POTENCIAL CLIENTE) demonstrou certo interesse pelo que você quer ofertar a ele. Ou simplesmente te deu a chance de falar com ele. Aproveite este momento para utilizar uma linguagem mais cordial. Faça com que ele sinta confiança em você.

Iniciei uma conversa com um cliente, enviei uma amostra e depois de um tempo eu procurei ele novamente… mas o cliente relata ter comprado e (não recebi a comissão…)

Faça com que ele sinta confiança em você (muito importante)

Se seu cliente não se sentir seguro com o que você fala, com o que você esta tentando vender pra ele VOCÊ FALHOU,,,

  • O cliente com dúvidas faz buscas no google
  • O cliente com dúvidas faz buscas no youtube
  • O cliente com dúvidas vai acessar o link de outro afiliado e você vai perder sim sua comissão….

O que eu posso fazer para que isso não aconteça?

Este vídeo pode te ajudar:

Após criarem um laço é hora de você começar a compreender as suas necessidades. Ou como muitos gostam de dizer no marketing digital: entender as suas dores.

3 – O meio do Funil

Esta parte da jornada da compra você já tem algumas informações importantes sobre o seu lead. Portanto, nesta parte do funil de vendas você pode ter uma abordagem mais íntima com o seu lead.

Converse com ele, chame-o pelo nome, pergunte o que ele precisa.

Este tipo de contato fará com que os laços entre vocês dois se estreitem. e isto será bastante benéfico para que ele considere, de fato, adquirir algo de você.

Conheça todos os nossos produtos!

Ofereça a ele materiais gratuitos, visando educar o seu lead. O meio do funil é a parte mais delicada da jornada de compra do cliente.

  • Onde consigo materiais gratuitos para divulgar os produtos SÓ ESCOLA? Aqui mesmo, em nosso site de afiliados você encontra diversas imagens e amostras gratuitas para divulgação. (Veja amostras aqui)

Isto porque é a hora que ele irá se decidir: vou seguir adiante, ou vou desistir desta compra?

4 -O Fundo do Funil

O fundo do funil é quando o seu lead já criou algum tipo de laço com você. Provavelmente através de materiais gratuitos que você ofertou a ele. Ou mesmo através do diálogo e da compreensão da sua dor.

Agora é a hora do xeque mate: Ofereça ele o produto…

Mas faça isto de maneira estratégica. Utilize técnicas de Copywright ao ofertar a ele. O Copywright nada mais é do que técnicas de persuasão capazes de levar uma pessoa a tomar uma determinada decisão que você dela espera.

Mas nunca pense que quando o seu lead chegou no fundo de funil e comprou algo de você que ele morreu. Muito pelo contrário.

Manter um cliente é muito mais barato do que adquirir um novo. Portanto, continua mantendo contato com ele. A chance de ele te indicar e gerar novos negócios é grande se ele estiver satisfeito.

IMPORTANTE: Como Manter o Cliente Interessado em Novos Produtos

5 – Em todas as etapas personalize o diálogo.

É preciso entender que uma técnica de funil de vendas para WhatsApp é diferente de uma para e-mail marketing.

No WhatsApp o diálogo se dá em tempo real. Você sabe o nome da pessoa. portanto pesonalize odiálogo. Não utilize palavras generalistas. Evite pronomes de tratamento. Enfim, procure não utilizar nada que torne o relacionamento entre você e o seu lead distante.

6 – Crie o seu próprio modelo

Algo que é uma vantagem e ao mesmo tempo uma desvantagem em criar funil de vendas para o WhatsApp é que praticamente não há concorrência.

Por isso tem a vantagem de se ter uma baixíssima concorrência. E a desvantagem de se ter poucos modelos a seguir.

Sendo assim, pense em maneiras de criar o seu próprio modelo de funil de vendas para WhatsApp.

Conclusão

Há algum tempo já o funil de vendas deixou de ser utilizado somente nas estratégias de e-mail marketing. Muitos outros aplicativos e até as redes sociais permitem que ele seja implementado.

Portanto, saia do lugar comum e se mova para acompanhar as modificações do mercado.

Quem atua com marketing digital não pode se dar ao luxo de ficar obsoleto. E mais do que isso: um bom profissional não é aquele que segue as tendências, mas sim aquele que as cria.


E ai? O que achou deste artigo? A ideia dele veio a partir de uma duvida de um de nossos afiliados…

Você tem alguma dúvida? Responda este formulário aqui!
Sua dúvida pode virar um artigo ou um vídeo em nosso canal do youtube.


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?