Melhores horários para postar nas Redes Sociais

As Redes Sociais tomaram conta da internet nos últimos anos. Hoje, são bilhões de usuários no mundo todo usando diariamente essas plataformas. Se você tem um negócio digital, tê-las como aliadas em suas estratégias de vendas é fundamental. Entretanto, para conquistar um maior alcance para os seus conteúdos, é necessário entender os melhores horários para postar nas Redes Sociais.

Já não é mais possível pensarmos como seriam os dias de hoje sem as Redes Sociais. É incontestável que elas já fazem parte do nosso cotidiano e são indispensáveis à nossa rotina, seja para nos comunicar e, até mesmo, nos informar e trabalhar.

O Instagram, por exemplo, que está prestes a se tornar a maior Rede Social do mundo em número de usuários, é usado diariamente por pessoas de toda parte do mundo. A plataforma se tornou um verdadeiro ecossistema, onde as pessoas podem entreter, informar, vender e muito mais. Enfim, são inúmeras as possibilidades.

Se você acompanha os posts do nosso blog, você já deve saber que produzir conteúdo é essencial para ter destaque nas Redes Sociais. Entretanto, só isso não basta. Para ter sucesso de verdade, é necessário que esse conteúdo tenha um grande alcance, isto é, seja visualizado pelo maior número de pessoas possível.

E para você conseguir um bom alcance, uma das coisas que você pode fazer é encontrar os melhores horários para postar nas suas Redes Sociais.

Nós podemos apostar que agora você deve estar se perguntando “por que encontrar os melhores horários para postar?” ou “como encontrar os melhores horários para postar?”, certo?

Continue a leitura que vamos responder a todas essas perguntas!

Por que encontrar os melhores horários para postar?

Bem, nós já demos um pequeno spoiler do porquê de postar nos horários ideais. Sim, manter essa prática pode contribuir para que seus posts melhorem o alcance e impactem cada vez mais pessoas.

Mas por que melhorar o alcance é tão importante?

A resposta é uma conta de matemática bem simples. Quanto mais pessoas visualizam o seu conteúdo, maiores são as chances de você converter mais seguidores. E quanto mais seguidores você ganha, maiores são as chances de você converter mais clientes. Ou seja, quanto maior for o alcance, mais vendas você consegue gerar no fim das contas.

Confira ainda: Vendendo em Grupos do Facebook

A verdade é que todo mundo que trabalha com marketing digital precisa impactar cada vez mais pessoas para gerar mais vendas. Conquistar novos públicos, atingir novas audiências e ganhar mais seguidores é essencial para qualquer negócio que usa as Redes Sociais em sua estratégia.

Para você entender melhor como isso funciona vamos usar números e um exemplo prático.

EXEMPLO: Ao promover os produtos KIT SÓ ESCOLA ou CORUJINHA ABC e utiliza o Instagram para produzir conteúdos sobre esse produto. Certo dia, você publica um post em um horário ruim e ele alcança apenas 1000 pessoas. De todas elas, vamos supor também que você consegue converter 100 em novos seguidores para o seu perfil.

Nesse exemplo, se o seu post tivesse sido publicado em um horário bom, seria bem provável dele ter um alcance maior. E nesse caso, mais novos seguidores você conseguiria proporcionalmente.

Viu como é importante?

Como encontrar os melhores horários para postar?

Agora que você já sabe da importância de postar no horário correto, chega a hora de nós te mostrarmos como encontrar esses horários. Vamos lá?

Não deixe de ver: Como criar uma fanpage no Facebook

Rotina da Persona

Bem, se você quer trabalhar com Redes Sociais, é muito importante que você tenha uma persona muito bem definida. E tendo feito isso, você poderá ter uma noção de como é a rotina de quem te segue nos seus perfis.

Por exemplo, se você identificou no estudo da sua Persona que ela trabalha em horário comercial, é bem provável que sua audiência também tenha essa rotina.

Se você publica um conteúdo durante esse período do dia, é bem provável que ele tenha um alcance baixo. Isso porque a maioria das pessoas que compõe o seu público estarão ocupadas executando atividades do trabalho e menos propensas a usar as Redes Sociais.

Ao contrário, post pode ter um alcance maior se ele for publicado durante à noite. Isto porque esse é um período do dia no qual o seu público já estará em casa, menos ocupado e mais propenso a dar atenção para as Redes Sociais.

Portanto, entender a rotina da sua Persona é essencial para identificar quais horários do dia ela está mais disposta a ficar online e, assim, poder ser impactada pelo seu conteúdo no exato momento em que você publicá-lo.

Analytics

Algumas Redes Sociais, como o Instagram, mostram os horários em que seu público geralmente está mais ativo. Portanto, você pode usar esses dados do analytics de suas Redes Sociais para encontrar o melhor horário para postar.

O Instagram, inclusive, não só mostra os horários em que seus seguidores estão mais ativos, como também os dias da semana. Portanto, se você tem uma frequência em que você não posta todos os dias da semana, você pode também analisar essas métricas para saber qual o melhor dia para publicar seu conteúdo.

Teste

Depois de todas essas dicas que demos aqui, deixamos a mais delas importante por último. Vamos explicar o porquê.

Mesmo aplicando tudo que a gente te ensinou aqui, talvez você ainda não encontre o horário ideal para postar os seus conteúdos.

Acontece que as Redes Sociais estão mudando seus algoritmos constantemente e há uma série de outros fatores podem influenciar no melhor horário de postagem.

O ideal é que você use essas dicas como um norte e vá postando em diferentes horários do dia até você identificar aqueles que seus posts têm maior alcance. É só não esquecer de ficar olho nas métricas e ir anotando tudo que você achar relevante.

Dica Bônus

Agora, de nada adianta você se preocupar em postar no melhor horário se o seu conteúdo não for relevante. Se o seu post não for bom e não gera valor para os seus seguidores, é certo dele perder todo o potencial de alcance mesmo sendo postado na melhor hora do dia.

A verdade é que muita gente foca em algumas estratégias e esquece da principal, que é produzir conteúdo de qualidade.

O conteúdo em si é base de qualquer estratégia de marketing nas Redes Sociais e, por isso, antes de se preocupar com estratégias complementares, você deve focar em produzir o melhor conteúdo possível.

Conclusão

Encontrar os melhores horários para postar é essencial para que seu post atinja todo o potencial e alcance ainda mais pessoas nas suas Redes Sociais. Você conferiu até aqui que, para fazer isso, basta você entender o comportamento da sua persona, usar o analytics das suas Redes Sociais, entender os horários que sua concorrência também posta e, por fim, mas não menos importante, testar.

E aí, vai aplicar as dicas que te ensinamos aqui? Tem alguma outra técnica que não falamos que você gostaria de complementar?

Conte nos por e-mail: [email protected]


Conheça nossos PRODUTOS!!