Como montar uma boa lista de transmissão eficiente para vender os produtos SÓ ESCOLA

Na hora de criar uma lista para envio de conteúdo, você precisa dividir as pessoas de acordo com o estágio do funil de vendas em que cada uma se encontra.

E por que fazer isso? Porque nem todas as pessoas estão preparadas para a compra.

Isso significa que, se você enviar ofertas o tempo inteiro para um público que ainda não está familiarizado com algum dos nossos produtos, ao invés de encantá-lo, vai fazer com que as pessoas rejeitem o produto antes mesmo de conhecê-lo.

Por isso, pense nos 3 estágios de um funil de vendas:

1. Descoberta

Esta é a primeira etapa do funil.

É no momento de descoberta que você consegue encantar os clientes em potencial. Eles ainda não sabem que têm um problema, por isso, é seu dever ajudá-los a descobrir quais são suas necessidades particulares.

Acrescente nessa lista as pessoas que ainda não conhecem seu produto e que precisam receber conteúdos educativos.

2. Consideração

Depois de reconhecerem que têm um problema, os usuários passam para a fase da consideração.

Para essa lista, você já pode começar a mostrar para as pessoas não apenas quais são os problemas que elas têm, mas também as possíveis soluções para eles.

Nesta etapa, é possível dar aquele empurrãozinho para mostrar que você tem o produto certo para suprir as necessidades de seu cliente em potencial.

Mas tome cuidado para não exagerar e tentar vender antes do usuário estar 100% preparado para efetuar uma compra.

3. Decisão

Aqui ficarão os contatos que já entenderam que têm um problema e sabem que seu produto pode ajudá-los a resolver essa questão.

Acrescente na lista de decisão pessoas que possivelmente comprariam seu produto e para as quais você pode mandar ofertas exclusivas.

Clientes recorrentes, geralmente, entram nessa lista.


Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estratégias de vendas que levam em consideração o uso das emoções para influenciar pessoas.

(Clicando aqui você vai aprender um pouco sobre os principais gatilhos mentais)

Ao utilizá-los em sua divulgação, é como se você conseguisse fazer com que seu público tomasse determinadas ações de maneira automatizada, ou seja, sem pensar muito no que está fazendo.

A decisão de compras é um dos momentos ideias para aplicar gatilhos como a escassez, a reciprocidade, a razão, a curiosidade, a urgência e por aí vai.

Basicamente, o que você precisa fazer é pensar em maneiras de enviar mensagens que estimulem o subconsciente das pessoas a optarem pelo produto que você está oferecendo.

Mas não confunda isso com a manipulação!

Quando falamos sobre gatilhos mentais, queremos dizer que você precisa estudar sua audiência e entregar aquilo que eles querem, mostrando que o produto é uma solução para algum problema. É por isso que você deve enviar sempre conteúdos interessantes.

Um exemplo de bom uso dos gatilhos mentais é o Lançamento Meteórico, técnica de vendas pelo WhatsApp criada por Talles Quinderé.

Para esse método são usados 3 gatilhos mentais específicos:

  1. Antecipação: envie mensagens informando que você tem um produto novo para lançar para criar uma expectativa nas pessoas. Assim, elas conseguem se preparar pois saberão que algo novo está por vir;
  2. Pertencimento: informe que apenas um grupo pré-selecionado terá acesso a esse produto, ou seja, mostre que somente as pessoas que estão na lista de transmissão do WhatsApp conseguirão comprar o produto;
  3. Escassez: no dia do lançamento, limite o tempo disponível para a compra e, de preferência, dê um tempo curto para que as pessoas tomem a decisão o mais rápido possível.

Veja também: 7 Formas gratuitas de divulgar os produtos


Envie conteúdos interessantes

Se você já usa o WhatsApp no seu dia a dia, sabe que essa ferramenta é muito utilizada para transmitir informações que nem sempre são verdadeiras.

Isso faz com que algumas pessoas não abram mensagens de números desconhecidos ou até mesmo que não acreditem no que é ofertado por meio desse aplicativo.

É por isso que você precisa pensar muito bem antes de enviar qualquer conteúdo para seus clientes via WhatsApp e, principalmente, para quem ainda não fez nenhuma compra em seu negócio e que não conhece bem sua marca.

É claro que, se você seguiu as dicas anteriores, só terá registrado números de telefones de pessoas que estavam dispostas a te dar esse contato e que autorizaram o envio de mensagens. Isso já é meio caminho andado, porque mostra que o usuário teve interesse em seu conteúdo.

Então, agora é o momento de você cativá-lo:

  • Envie conteúdos educativos relacionados ao nosso produto que esta divulgando
  • Dê suporte ao cliente pelo aplicativo até mesmo com mensagens de voz;
  • Encaminhe vídeos com informações úteis para seu público;
  • Escreva mensagens de texto com informações sobre promoções para quem acessar sua página de vendas pelo link do WhatsApp.

Tente contribuir ao máximo com o aumento de conhecimento de seu público. É isso que te ajudará a cativá-lo.

Só tome cuidado para não ser uma daquelas pessoas que envia mensagens o dia inteiro. Isso acaba afastando os usuários do WhatsApp ao invés de engajá-los.


Crie um cronograma de envio de mensagens

Assim como qualquer estratégia de divulgação, vender pelo WhatsApp exige também um planejamento, principalmente se você tiver várias listas de transmissão.

Para não ficar confuso na hora de enviar as mensagens, crie um cronograma. Assim, você consegue se organizar e decidir com antecedência qual conteúdo encaminhará para cada lista e quando a mensagem será disparada.

Além disso, esse planejamento ainda te ajuda a não enviar a mesma mensagem mais de uma vez.

Sem contar que é com o cronograma que você consegue pensar nos tipos de conteúdo que devem ser enviados de acordo com cada estágio do funil de vendas no qual as pessoas se encontram.

E então? Você já está preparado para vender pelo WhatsApp? Se gostou deste artigo não deixe de ver também (Listas de Transmissão no Whatsapp: Saiba como Usar)


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?