Entenda o que é Engajamento em Redes Sociais e como aumentar

Se você promove suas campanhas em mídias sociais, é indispensável que você entenda o que é engajamento em Redes Sociais. Certamente você sabe o que é engajamento. Porém, pode ser que não entenda por esse termo.

Engajamento nada mais é do que uma pessoa, ou um conjunto de pessoas, voluntariamente participarem de determinada atividade. Ou seja, interagir com o que foi proposto ali.

Engajamento nas Redes Sociais

Então, na realidade, o engajamento nos aplicativos sociais seguem o mesmo princípio.

Sendo assim, ele ocorre, quando pessoas de forma voluntária, curtem compartilham ou interagem de alguma forma com a sua empresa.

Por isso, é necessário entender que não há mais a possibilidade de não ter a sua empresa na internet. Querendo ou não a sua empresa estará na internet. Seja por vontade própria ou pelos consumidores propagarem a sua marca.

No entanto, o que muda, é que você também estará lá para acompanhar o que falam sobre o seu produto.

Vamos especificar alguns tipos de engajamento que sua empresa pode ter nas redes sociais:

1 – Interação

Basicamente, é quando o usuário tenta alguma forma de diálogo.

Portanto, ele comenta, participa de algum fórum promovido pela sua marca, pede informações, e etc.

Ou até mesmo compartilha o seu conteúdo para a sua rede de amigos. O que interessa nesse modelo, é que ele comente ou faça algo com o seu conteúdo.

2 – Intimidade

São as palavras que os seus usuários utilizam quando interagem com a sua empresa. Portanto, é um medidor psicológico, quase que sensitivo, mas que faz bastante sentido.

Porque não basta o usuário interagir, é preciso que você saiba o sentimento que ele tem em relação a sua empresa.

Não adianta nada você ter um engajamento absurdo, de pessoas criticando a sua atuação no mercado. Por isso, esteja sempre atento, e monitore o que andam dizendo nas interações com a sua marca.

3 – Envolvimento

Pode ser mensurado por métricas comuns.

Portanto, envolvimento nada mais é do que as visitas que sua página recebe, o tempo gasto em cada uma delas e etc. Entretanto, perceba que envolvimento é diferente de interação.

Interação é quando o cliente se comunica de alguma forma. Já o envolvimento é quando ele envolve com algo referente à sua empresa, porém, ele não tem que necessariamente interagir.

4 – Influência

É medida sobre o poder que você tem de fazer com que seus engajamentos se tornem conversão. Também pode ser medido pela quantidade de pessoas que defendem a sua marca.

Portanto, que já tiveram uma experiência comercial com a sua empresa e divulgam isso de forma positiva.


Como aumentar o meu Engajamento nas Redes Sociais?

Agora que você já sabe o que é engajamento nas Redes sociais e as diversas formas que ele ocorre, fica a pergunta: o que você pode fazer para aumentar meu engajamento?

Obviamente que toda empresa necessita de clientes. Para que isso ocorra, é preciso que haja interação e envolvimento nas suas publicações das redes sociais.

Por isso, vamos dar algumas dicas preciosas de como aumentar o seu engajamento.

1 – Tráfego Pago

As principais Redes Sociais permitem que você faça campanhas dentro delas. Fazer uma campanha paga, é o mesmo que comprar tráfego.

Quando você anuncia um produto seu e cria um anúncio pago na rede social, mais pessoas vão ter acesso a sua marca.

Porém, não adianta simplesmente sair anunciando seu produto para qualquer pessoa. Por isso, é preciso que você crie a Persona Ideal para o seu produto.

Veja também: BASICÃO DE FACEBOOK ADS

2 – Persona

Persona, ao contrário do que muitos pensam, não é o mesmo que Público-Alvo. A persona é o cliente ideal para o seu produto.

3 – Segmentação correta da sua campanha

Como já dizemos anteriormente neste post, não adianta simplesmente sair anunciando nosso produto para todos os segmentos.

Por isso é importante a criação da Persona Ideal. Contudo, é sabendo quem é a sua Persona, que você vai descobrir para quem segmentar as suas campanhas.

Pare para pensar quantas pessoas passam em frente a uma determinada loja de fast food. No entanto, não são todas que passam que entram.

Isto pode ocorrer por diversos motivos. Alguns deles são: não ter dinheiro, não se interessa por este tipo de alimentação, desconhece o cardápio e etc.

Entretanto, a segmentação correta visa exclusivamente direcionar o seu produto para a sua Persona. A segmentação correta faz com que seu anúncio atinja exatamente a “pessoa ideal para a compra”.

E o melhor de tudo é que as principais Redes Sociais têm ferramentas que permitem que você faça um anúncio com direcionamento cada vez mais restrito.

4 – Conteúdo alinhado e de qualidade

Para que aconteça um engajamento nas Redes Sociais, antes é preciso que você atraía sua audiência. Portanto, ter um conteúdo de qualidade pode te ajudar bastante nisso.

Porém, não adianta seu conteúdo ter apenas qualidade, é preciso que esteja alinhado também ao seu nicho.

Não adianta nada fazer um post incrível sobre astrologia, se você vende um dos nossos produtos voltados para educação.

Por isso, produza sempre conteúdo de qualidade, levando em conta que ele tem que estar alinhado com o nicho que você escolheu para trabalhar.

Veja também: Os principais tipos de conteúdo e dicas de como produzir

5 – Invista na sua identidade visual

Para ter autoridade nas Redes Sociais, é imprescindível que você tenha uma boa identidade visual. É necessário que as pessoas associem automaticamente a sua marca com o que você diz.

Por isso, invista em ter uma identidade visual bem trabalhada. Para que isso ocorra, é necessário que você adeque ela aos seus objetivos.

Adivinha? Também temos diversos materiais que podem ter ajudar (CLARO, se você vende nossos produtos).

Conclusão

Ter engajamento nas Redes Sociais, é o que mantém sua empresa respirando no Marketing Digital.

Principalmente quando ele é voltado para o tráfego pago.

Entretanto, é fundamental que você observe os pontos citados neste post para que seu engajamento, de fato, aumente sua taxa de conversão.


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?