Script de vendas pelo WhatsApp: como criar e exemplos

O que é um script de vendas pelo WhatsApp? Um script de vendas pelo WhatsApp nada mais é do que um documento utilizado por atendentes/vendedores que serve como um roteiro durante uma negociação.

Basicamente, esse roteiro funciona como um guia que auxilia esses profissionais durante uma abordagem de venda. 

Assim, com base nesse documento, é possível seguir um certo passo a passo durante uma negociação de modo que ela seja mais eficaz e bem-sucedida.

Vale ressaltar que essa ferramenta já existe há bastante tempo e ela é muito utilizada por quem trabalha com prospecção e vendas. Porém, até alguns anos atrás, ela era adotada, principalmente, apenas em negociações presenciais, via telefone e/ou e-mail. 

Agora, o script de vendas, além de ser utilizado nesses meios, é também adaptado para canais digitais, como o WhatsApp, as redes sociais e as videoconferências.

Por isso, se você tem um negócio e quer potencializar os seus resultados é essencial saber como trabalhar com um bom script de vendas!

VIDEO: Como fazer vendas pelo WhatsApp #3 – Fluxo de vendas no WhatsApp

Por que é importante ter um script de vendas pelo WhatsApp?

Como explicamos anteriormente, um script de vendas pelo WhatsApp funciona como um verdadeiro guia para as suas negociações. E, além de auxiliar nesse aspecto, ele gera diversos outros benefícios, como:

  • Otimização do tempo;
  • Retorno rápido ao cliente;
  • Preparo para as objeções mais comuns;
  • Conhecer mais o seu cliente;
  • Autonomia para quem trabalha sozinho e treinamento para quem tem uma equipe.

Entenda a seguir, com mais detalhes, sobre cada um desses benefícios.

Otimização do trabalho

Ao negociar com um potencial cliente, ficar pensando em cada resposta, em bons argumentos e nas “palavras certas” é algo que pode ser difícil, desgastante, especialmente se tudo for feito no improviso.

Por isso, o primeiro benefício do script é que ele permite otimizar o trabalho.

Como você já terá um guia, será mais fácil saber o que e como falar. Isso inclusive ajuda a dar mais segurança e confiança, a melhorar a produtividade e a reduzir as chances de erros e de esquecer algo importante.

Com um bom script, além de melhorar a sua abordagem, você consegue economizar tempo — e isso é benéfico não só para você, mas para os seus clientes também.

Retorno rápido ao cliente

Um script de vendas pelo WhatsApp, além de ajudá-lo em suas abordagens e no atendimento ao cliente, permite que você dê um retorno mais rápido a ele, afinal, você não precisará ficar pensando na próxima coisa que vai dizer de forma aleatória e improvisada. Você já terá um roteiro para seguir.

Por conta dessa agilidade e eficiência, a tendência é que os consumidores e potenciais consumidores fiquem mais satisfeitos, afinal, você estará sendo mais objetivo e assertivo, evitando com que eles percam tempo — algo altamente valioso hoje em dia.

Inclusive, você ainda pode ter uma ajuda em relação a esse aspecto com o recurso de envio de mensagem automática no WhatsApp.

Preparo para as objeções mais comuns

Durante uma negociação, é natural que os potenciais clientes tenham uma ou mais objeções. Por exemplo:

  • “Preciso de tempo para pensar”;
  • “Achei muito caro”;
  • “O concorrente tem um preço melhor”;
  • “Não preciso disso agora”;
  • “Estou sem tempo”;
  • “Não sei se a diretoria aprovará a ideia”;
  • Entre outras.

E tais objeções, durante uma negociação, podem ser um entrave, um obstáculo para a concretização de uma venda — a menos que você já as tenha elaboradas em seu script.

Afinal, assim você já estará preparado para o que o cliente disser e poderá contornar essa objeção de modo a conseguir o que deseja, no caso, o fechamento de um negócio.

Ter boas “saídas” para objeções é algo bastante interessante para uma estratégia de WhatsApp marketing.

Conhecer mais o seu cliente

Quando você passa a criar scripts de vendas para usar no WhatsApp, você consegue entender melhor quais são as maiores dúvidas, desejos, vontades, dores e necessidades dos seus clientes.

Assim, cada vez mais, você consegue entendê-los e conhecê-los de modo a investir em ações, estratégias e abordagens mais adequadas e assertivas.

Quando falamos em aplicar técnicas de vendas para atrair mais consumidores e gerar mais negócios, tenha em mente que é imprescindível conhecer bem o seu público, ou seja, os seus consumidores.

Autonomia para quem trabalha sozinho e treinamento para quem tem uma equipe

Se você é um profissional autônomo, o script de vendas vai lhe gerar mais autonomia, organização e até mesmo mais produtividade, pois mesmo trabalhando sozinho, você terá um documento que o auxiliará e o ajudará a ganhar tempo e, também, a otimizar processos.

Além disso, se você possui uma ou mais equipes, este documento permitirá que você treine e oriente os colaboradores para quando forem fazer abordagens de vendas.

Inclusive, isso também será útil para colaboradores que acabaram de começar na empresa, afinal, eles já terão um guia, um documento com um passo a passo de como devem seguir com as negociações com potenciais clientes.

O treinamento é uma parte fundamental para que todos fiquem alinhados sobre cada ponto do script e, também, para que possíveis dúvidas sejam esclarecidas e sugestões sejam ouvidas e analisadas.

5 dicas para criar um script de vendas pelo WhatsApp

Para criar um bom script de vendas pelo WhatsApp, você deve reunir em um documento as principais informações a respeito da sua empresa, dos produtos e/ou serviço, além de se atentar às cinco dicas que separamos abaixo. Veja!

1. Conheça bem a sua persona

Para criar um script de vendas preciso e eficiente é fundamental que você conheça muito bem o seu público e, principalmente, a sua persona.

Isso porque, a comunicação, a linguagem e o tom de voz utilizados precisam ser adequados durante a negociação.

Por exemplo, se o seu público é mais jovem, você pode começar com uma mensagem de saudação como: 

E aí, Pedro! Beleza? 

Agora, imagine se essa abordagem fosse utilizada com um público mais sério e que possui uma linguagem mais formal? Não faria muito sentido, não é mesmo? Nesse caso, seria mais interessante, por exemplo, começar com algo como:

Boa tarde, Sr. Pedro! Como podemos ajudá-lo?

Lembrando, claro, que qualquer que seja o seu público e persona, é fundamental investir em um atendimento humanizado e empático, ok?

Além disso, vale ressaltar que ao ter esse conhecimento mais aprofundado sobre a sua persona, você consegue ser mais assertivo e elaborar uma argumentação mais atrativa, que realmente demonstre autoridade no assunto e desperte o interesse dos potenciais clientes pelo seu produto ou serviço.

2. Defina os seus objetivos com o script

O que você deseja alcançar com o seu script? É claro que, no final, é realizar uma venda. Porém, durante o processo, pode ser necessário trabalhar com outras estratégias de vendas.

Por exemplo, antes de fechar um negócio, você pode criar um script para que o potencial cliente baixe um material, faça um teste gratuito, acesse uma página de vendas etc.

Ou ainda, você pode trabalhar scripts pensando em Up Selling e Cross Selling, duas metodologias que oferecem um complemento, uma melhor opção aos consumidores e, assim, ajudam a aumentar o seu ticket médio.

Por isso, pense bem nesses objetivos (não só no final) e defina-os com base no seu funil de vendas.

3. Tenha diferentes abordagens

Cada negociação tem uma particularidade. Os clientes não são iguais. Além disso, eles podem estar em etapas diferentes da jornada de compra.

Por isso, não crie apenas um único padrão de script para ser utilizado em todas as negociações. Invista em diferentes abordagens, por exemplo, uma para o primeiro contato, outra para educar o cliente, outra para apresentar uma oferta etc.

Observação importante: um script de vendas não deve ser algo “engessado”. Ele deve funcionar apenas como um guia, não como algo que vai limitar você e/ou seus colaboradores, ok?

4. Saiba quais são as objeções mais comuns

Como você viu mais acima, é natural que, durante uma negociação, surjam algumas objeções por parte dos potenciais clientes.

Portanto, descubra quais são elas (as mais comuns) e defina abordagens e estratégias para contorná-las ao longo do seu script.

5. Teste o script de vendas pelo WhatsApp

Ao desenvolver o seu script de vendas para usar no WhatsApp é muito importante que você faça testes com ele, afinal, você precisa ver o que funciona e o que precisa ser melhorado.

É natural que a primeira versão que você criar precise de alguns ajustes e mudanças.

Extra: revise e adapte sempre que necessário

Terminou de criar o seu script? Ótimo! Agora revise-o com atenção e, se possível, conte com a análise e o feedback de atendentes e vendedores. Assim, juntos, vocês podem chegar à melhor versão do documento.

Além disso, como dissemos, um script de vendas não deve ser algo “engessado”, então, sempre que necessário, faça adaptações para que ele seja cada vez melhor e mais eficiente.

É normal que alguns ajustes sejam necessários. Talvez haja uma informação importante que não foi inserida no roteiro, talvez haja uma parte do documento que pode ser reduzida e ficar mais objetiva etc.

VIDEO: Como VENDER PELO WHATSAPP, a plataforma de mensagens mais utilizada no Brasil!

Erros mais comuns ao criar um script de vendas pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp é uma estratégia que cada vez mais empresas e empreendedores têm adotado para ganhar dinheiro.

Porém, para isso, é necessário utilizar o app da forma correta, com estratégias bem planejadas e definidas e sem cometer erros — você não vai querer afastar os potenciais clientes ou, até mesmo, ser banido do WhatsApp, certo?

Em alguns casos, como enviar mensagens inapropriadas e fazer SPAM, isso pode acontecer. Portanto, esse é o primeiro ponto que você deve se atentar.

Além disso, ao montar o seu script de vendas é essencial que você não crie um roteiro que gere um tempo de resposta alto e não esqueça de ter materiais de apoio disponíveis, como fotos, vídeos, conteúdos etc. caso o potencial cliente solicite.

Por fim, o último erro é criar um roteiro muito “engessado” e ficar preso a ele na hora de negociar. Como explicamos, o script deve servir como um guia, porém você pode e deve improvisar e até mesmo fugir um pouco dele quando for necessário.

O importante, no final, é estar bem preparado, pronto para ajudar e responder quaisquer dúvidas e objeções dos seus potenciais clientes da melhor maneira possível.

Ah! E um último ponto: não exagere no atendimento automatizado. Não dependa apenas dele em suas conversas, afinal, os usuários desejam falar com pessoas, com outros seres humanos.


Exemplos de script para recuperação de vendas

01 – Recuperação de Boleto

Título: Posso te ajudar?

Corpo do e-mail:

Olá, meu nome é (seu nome), sou representante comercial do (nome do produto).

Acabei de ver que você gerou um boleto e quero saber se posso te ajudar em alguma coisa.

Após você pagar seu boleto e sermos informados do pagamento, chegará em seu e-mail todos os dados para você aproveitar o (NOME DO PRODUTO).

Até logo!


02 – Recuperação de Boleto

Título: Eu quero te ajudar

Corpo do e-mail:

Sou (SEU NOME), faço parte do time de vendas do (NOME DO PRODUTO).

Vi aqui que você gerou um boleto mas não finalizou a compra até o momento…

  • Você ficou com alguma dúvida sobre o KIT DE ATIVIDADES?
  • BOLETO chegou certinho no seu e-mail?

(Caso não tenha chegado me responda este e-mail que encaminho para você).

Se você já efetuou o pagamento do boleto, me envie o comprovante que eu antecipo seu acesso ao material.
Se precisar estou a disposição ?


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?