Antes de explicarmos o que é remarketing, vamos analisar algumas situações em que ele foi aplicado e você nem fazia ideia do que se tratava.
Provavelmente isto já aconteceu com você: você está tranquilamente navegando pela internet e eis que aparece o anúncio de um produto pelo qual você se interessa.
Já vi até alguns posts engraçados dizendo que a partir de agora as pessoas vão só pensar no que querem, que em instantes um anúncio sobre aquilo irá aparecer no seu navegador.
Estas aparições, podem a princípio, serem encaradas como obra do sobrenatural, mas não é bem assim. Na verdade trata-se apenas de tecnologia associada ao marketing.
E devido a esta associação da tecnologia com o marketing que surge o remarketing, que nada mais é do que oferecer a um usuário novamente um produto pelo qual ele já demonstrou interesse em outras oportunidades.
- Sabe aquele cliente que te mandou uma mensagem pois queria a amostra do KIT SÓ ESCOLA?
- Aquele cliente que iniciou uma compra e não concluiu;
- Aquele que gerou um boleto ou pix e não concluiu o pagamento?
- Que iniciou a compra por cartão e por algum motivo foi recusado?
Faz todo o sentido procurar este potencial cliente novamente. E isso pode ser feito através de trafego pago ou orgânico.
Afinal, este abandono pode não estar ligado a falta de interesse. Algumas vezes naquele momento era financeiramente inviável comprar. ou então o filho dele chorou e ele simplesmente fechou o navegador e se esqueceu do que estava fazendo antes.
Como funciona o remarketing
É por isto que às vezes você pensa que a internet lê a sua mente. Mas a verdade é que em algum momento você já demonstrou interesse em determinado produto, este interesse foi rastreado, e “de repente” um anúncio promovendo ele aparece novamente.
E assim funciona o remarketing:
Ele oferece as pessoas algo que já as interessou em algum momento.
IMPORTANTE: No entanto, não se trata apenas de insistir em vender um produto pelo simples fato do interesse.
Há por detrás disso tudo estudos que comprovam a eficácia da aplicação do remarketing. Uma pesquisa da AgilOne nos mostra os seguintes dados:
- 51% Acham agradável e-mails personalizados e que promova um tratamento VIP;
- 58% dos entrevistados gostam de receber e-mails nos quais produtos que ela já se interessaram e visitaram o site entram em condições especiais de pagamento ou liquidação;
- 41% Dos entrevistados que estão na faixa etária entre 25 e 34 anos gostam de receber e-mails referente ao abandono de carrinho de compra;
Portanto, podemos perceber que o remarketing é resultado de constantes estudos que visam comprovar sua viabilidade.
Agora que já sabemos o que é remarketing, e dados que nos dão conta da sua aplicabilidade, vamos saber como ele funciona.
Após perceber que os anúncios quando são direcionados a quem já teve interesse, todas as ferramentas capazes de gerar anúncios, sejam elas do Facebook, Google, Taboola e outros passaram a oferecer configurações que permitem que seus anúncios façam remarketing.
Por que o remarketing é tão importante
A importância do remarketing está diretamente atrelada ao aumento da taxa de conversão.
É muito mais fácil vender um produto para um usuário que já demonstrou interesse nele. Por este motivo, os usuários que são impactados pelo remarketing tem muito mais chances de tomar a atitude que dele você espera.
Mas cuidado para não utilizar este excelente recurso da maneira errada!
Portanto, você deve utilizá-lo sempre que puder. No entanto, quando você deve/pode utilizar o remarketing? É o que vamos ver agora.
Para fazer com que um usuário retorne a sua página de vendas
É mais comum do que você pensa as pessoas entrarem em uma página de vendas e abandonarem uma compra. Como já dissemos anteriormente isto pode ocorrer por inúmeros motivos.
Por isso o remarketing pode fazer com que você atraia novamente esta pessoa para a sua página de vendas e faça com que ela conclua o processo de compra.
Para te auxiliar a vender os produtos só escola, você pode oferecer para ele condições especiais de pagamento, ou até mesmo descontos. (Alguns de nossos produtos tem valores de rmkt).
Para fazer com que um usuário volte ao seu site
O tráfego orgânico é hoje uma das formas mais eficientes de se fidelizar audiência e torná-la um cliente.
Entretanto muitos usuários podem não chegar até o final do Funil de Vendas, e assim, acabarem por não efetuar a compra.
Veja também:
- Como Fazer um Funil de Vendas no WhatsApp e Melhorar seus Resultados
- Funil Gravata e Formas de Colocar em Prática
Por isto, o remarketing neste caso, tem a função de fazer com que um lead avance no funil de vendas.
Exemplo:
Se você é afiliados dos produtos SÓ ESCOLA você pode ir gerando conteúdo e alimentando a sua audiência com posts relacionados a (alfabetização, atividades, leitura e escrita, etc), dessa forma, você irá prender a atenção dela, até que por fim, você oferece a ela os nossos kits.
Para aumentar o ticket médio
Vender algo para alguém que já adquiriu algum produto com você, é bem mais fácil do que conseguir um novo cliente. Esta frase pode parecer uma máxima, mas ela reflete bastante a realidade.
Sendo assim, é importante que você crie anúncios pensando nas pessoas que já concluíram a compra de outro produto. Aí é só fazer o remarketing deles e eles serão impactados por outro tipos de produtos que você vende, podendo aumentar assim o ticket médio.
Exemplo:
Independente de você trabalhar no orgânico ou no pago (fazendo anúncios) é muito importante você ter uma relação próxima com sua audiência.
Se você é um leitor ativo do nosso blog sabe que sempre mencionamos a importância do pós venda.
Mantendo um bom relacionamento com seu cliente, ele com toda certeza vai comprar com você novamente. Afinal, um cliente satisfeito volta!
- Venda 01: A professora Maria Eduarda, adquirir o (KIT SÓ ESCOLA ALFABETIZAÇÃO)
- Venda 02: Você manteve contato com sua cliente, sempre se colocou a disposição dela, (Olá professora, gostou do material?; Material chegou certinho?; Esta precisando de alguma coisa? Posso te ajudar?)…
E em outro momento você oferece um segundo produto pra ela (KIT SÓ ESCOLA INFANTIL)… Olá professora Maria, tudo bem por ai? Como estão as aulas? Tem usado os materiais? Eu recebi um novo catalogo com preço promocional e logo pensei em você…
O kit infantil para trabalhar com crianças de 2 até 8 anos (Educação Infantil) também focada em alfabetização com mais de 750 páginas. Um material 100% diferente é com toda certeza é um rico complemento para sua prática, gostaria de receber uma amostra?
Envie sua a amostra do material e veja a mágica acontecendo…
Conclusão
Vender por quem já demonstrou interesse é muito mais fácil. Por este motivo o remarketing é uma forma interessante de promover campanhas.
E a questão não é somente vender, e sim fazer com que sua marca e/ou produto seja sempre lembrado. Não se deve confundir nunca o remarketing com insistência.
Ele deve ser pensado como uma forma de levar a oferta a quem tem uma demanda, e este é o objetivo principal do marketing digital.
Agora estamos no YOUTUBE!
Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)