Confira 3 etapas para fazer uma boa gestão de clientes e em outro artigo (aqui) veja (os quatros benefícios de fazer a gestão dos seus clientes).
3 etapas para fazer uma boa gestão de clientes
1 – Construa a base de dados dos seus clientes
Nesta base, reúna todos os clientes do seu negócio: os potenciais, os leads e aqueles que já compram de você com frequência. O mais importante é ter acesso fácil a todas as informações que te garantam oferecer um atendimento personalizado.
Invista em pesquisas de mercado e satisfação e, acima de tudo, em estratégias de fidelização. Com certeza vai valer muito a pena!
2 – Analise os dados coletados
De nada adianta coletar e compilar os dados de seus clientes se você não souber como analisá-los. Portanto, busque sempre fazer uma boa leitura e análise das informações que seus consumidores te forneceram.
A partir disso, planeje estratégias e ações que melhorem a confluência do seu relacionamento com os seus clientes e, por consequência, a experiência deles.
Se lembra de quando falamos do CRM? Neste quesito, ele pode te ajudar bastante. Veja como:
- Um CRM de vendas capta cada interação que você tem com seus clientes e converte todos os dados em relatórios, que te permitirão analisar e fazer novas previsões para o seu negócio.
- Com ele, você pode criar listas de potenciais clientes, identificar qual o melhor perfil profissional para atendê-los e realizar prospecções valiosas.
- Criar listas dos leads que quer atrair para o seu negócio, considerando o setor, o tamanho da empresa, a atuação etc.
3 – Priorize o seu relacionamento com os clientes
Este pode até parecer muito simples, mas é o passo definitivo para fazer uma boa gestão de clientes.
Em primeiro lugar, selecione seus clientes. Este é um ponto importante, pois se você não o faz, todo o seu esforço, ações e campanhas de marketing podem não trazer os resultados esperados.
Para fazer isso de forma mais eficiente e automatizada, não deixe de usar uma ferramenta de CRM, que vai integrar soluções direcionadas para cada cliente da sua carteira. Assim, você não perde nenhuma oportunidade de fidelizá-los e vender ainda mais.
4 – Aposte nos feedbacks
Sendo boas ou ruins, as opiniões dos seus clientes são fundamentais para o seu negócio. É a partir da percepção deles que você poderá reconhecer alguns problemas que precisam ser resolvidos e poderá, também, fomentar ações que já dão certo.
Para isso, convide os seus clientes a darem feedbacks. Essa atenção será valorizada por eles, tenha certeza! Ouça atentamente cada comentário e não deixe de respondê-los rapidamente usando sempre uma comunicação amigável.
Depois de colhidos os feedbacks, é hora da ação! Planeje estratégias para sanar as questões levantadas por seus clientes e crie ações que lhes possibilitem acompanhar o desenvolvimento das soluções.
Agora estamos no YOUTUBE!
Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)