Como reverter os boletos que não foram pagos?

Se você divulga os produtos digitais pela internet já deve saber que uma das maiores dores de cabeça que você pode ter são as emissões de boletos que não são pagos.

A princípio você pode pensar que não há muito o que se fazer: o cliente emitiu e não pagou. Porém existem dicas e técnicas que te ensinam como reverter os boletos que não foram pagos.

Nós da SÓ ESCOLA não poderíamos deixar você na mão. Por isso preparamos este post super completo sobre como reverter os boletos que não foram pagos.

Quais os principais motivos que levam meus clientes a não pagarem os boletos e como solucioná-los?

Esta pergunta é um tanto quanto complicada. Porque, na verdade, são inúmeros os motivos que levam os clientes a emitirem o boleto, e no entanto, não concluírem o pagamento.

Porém, um dado é assustador: cerca de 50 por cento dos boletos gerados via internet não são pagos pelos consumidores.

Pensando nestes números, listamos os principais motivos que levam os clientes a não pagarem os boletos e maneiras de como solucioná-los.

#1 – Esquecimento

Pode parecer que não, mas boa parte dos clientes não pagam os boletos que foram gerados por eles, pois simplesmente se esqueceram. E um cliente que se esqueceu de uma compra, obviamente não irá concluí-la.

Neste caso, cabe a você lembrar o seu cliente que ele emitiu um boleto. (Neste caso você pode usar templates para recuperação de Boleto ou PIX via E-mail ou Whatsapp).

Você pode enviar este lembrete de boleto tanto no e-mail, quanto no celular do seu cliente, via whatsapp avisando da proximidade da data de vencimento do boleto que ele gerou.

#2 – Gerar expectativas quanto a entrega

Muitas vezes o cliente se interessa, gera o boleto, mas na hora de pagar surge uma desconfiança: será que vão mesmo entregar o meu pedido?

Lembre-se que por mais que a pandemia acelerou o mundo digital em todo mundo, a desconfiança ainda existe (afinal existem pessoas aplicando golpes diariamente).

Mas como superar esta objeção? Basta você comunicar ao cliente que o produto dele já está separado para entrega e que para ser enviado depende apenas da confirmação do pagamento.

#3 Crie percepção de valor agregado

Uma das maiores objeções na hora de finalizar uma compra é o questionamento: será que o produto atende as minhas expectativas?

Portanto, é preciso que o cliente percebe logo de cara como o seu produto pode ajudá-lo.

O grande problema do pagamento via boleto é que o cliente tem tempo pra pensar se deve mesmo comprar aquilo ou não. Percebe que o mesmo não ocorre no cartão de crédito, pois lá ele preenche os dados e pronto.

Porém no boleto ele tem que ou pagar via Internet Banking, ou pior ainda: se dirigir a uma instituição financeira. Este intervalo de tempo pode gerar desconfiança ou algum questionamento no cliente.

Por isso, envie para ele os depoimentos de pessoas que ficaram satisfeitas com o nosso produto que ele pretende adquirir.

Se o seu cliente perceber o valor que o produto tem, a chance dele pagar o boleto que emitiu aumentam consideravelmente.

#4 – Ofereça um desconto exclusivo

Quando o seu cliente gerar um boleto e não concluir o pagamento, você pode utilizar a estratégia de oferecer um desconto exclusivo.

Lá na página da hotmart (em páginas alternativas da maioria dos nossos produtos) você vai encontrar opções com DESCONTO para que ele possa agora finalizar a compra.

Isto pode fazer com que o boleto seja pago. Ele passa a perceber exclusividade na relação com sua empresa. E este é um fator que é considerado no momento da decisão do pagamento.

IMPORTANTE: Mas lembre-se que esta estratégia só dever ser utilizada quando o cliente apresente que o pagamento não foi feito por conta de recursos financeiros. (Afinal não precisa diminuir sua comissão se o cliente apenas esqueceu de pagar).

#5 – Ofereça brindes e amostras grátis

Uma coisa que todo mundo gosta é de brindes e amostras grátis.

Através das amostras dos nossos produtos você consegue apresentar os materiais ao cliente e através das informações encontradas na página de vendas de cada produto é possível usar isso ao seu favor, vamos ao exemplo:

Conheça o KIT EDUCAÇÃO ESPECIAL, um pacote com + de 930 páginas de conteúdo para auxiliar ou reforçar o aprendizado das crianças.

Mas calma que não é SÓ ISSO….

COMPRANDO HOJE VOCÊ AINDA RECEBE OS SEGUINTES BÔNUS:

  • – Caderno das Pequenas Leituras;
  • – Caderno dos Desenhos para Colorir;
  • – Caderno Desenhando e Aprendendo;
  • – Caderno Completando Desenhos;
  • – Caderno dos Adivinhas;

Entendeu a força disso? Não precisou criar conteúdos novos. Apenas usando os recursos apresentados na página de vendas de cada produto você tem uma poderosa COPY.


Adaptando para cobrança de boletos.

Olá, meu nome é Augusto, sou representante comercial do KIT EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Acabei de ver que você gerou um boleto e quero saber se posso te ajudar em alguma coisa.

Após você pagar seu boleto e sermos informados do pagamento, chegará em seu e-mail todos os dados para você aproveitar o KIT EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Efetuando o pagamento HOJE você vai garantir mais 5 bônus exclusivos:

  • – Caderno das Pequenas Leituras;
  • – Caderno dos Desenhos para Colorir;
  • – Caderno Desenhando e Aprendendo;
  • – Caderno Completando Desenhos;
  • – Caderno dos Adivinhas;

Não perca esta oportunidade única, KIT COMPLETO + BÔNUS.


Conclusão

O pagamento via boleto ainda é responsável por mais de 50% das vendas na internet. Alguns fatores como medo de fraudes, empresas fantasmas e etc, aumentam muito a taxa de rejeição na hora de utilizar o cartão de crédito.

Todas as empresas, das maiores do mercado até as que estão iniciando, sofrem com abandono de boleto. E pelo visto o quadro está longe de ser mudado.

Aplicar técnicas de recuperação de boleto, no entanto, pode aumentar sua receita.

E aí, gostou desta matéria? Conte pra gente nos comentários o que você achou ou nos envie sugestões de pauta, teremos prazer em avaliar suas sugestões.


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?