O que é um CTA (Call to Action) e qual sua importância nas vendas?

Alguns exemplos de textos usados para chamar o leitor são: “comprar”, “compre agora”, “confira”, “ler mais”, “veja agora”, “começar”.

Ele deve ser um chamado e não uma imposição. A prática de persuasão intrusiva é considerada SPAM e deve ser evitada sempre.

Ter um CTA significa chamar as pessoas que têm acesso a seu conteúdo para tomarem um próximo passo específico, se elas tiverem interesse. 

Assim, em cada passo, você mostrará o que precisa ser feito para atingir os objetivos que você tem para suas personas.

Por que é importante usar um CTA?

O CTA é como um impulsor ou uma ponte que conecta os usuários às próximas etapas do funil de vendas.

Se você já conhece um pouco de Inbound Marketing, sabe que o funil de vendas é uma das principais estratégias para converter usuários e gerar vendas, não é mesmo?

Mas a pessoa que está navegando na internet e chega no topo do seu funil não sabe que ela tem um caminho a ser percorrido. Para se tornar cliente de seu negócio, ela precisa de uma “mão”, ou seja, um incentivo para continuar adentrando o funil de vendas.

E é aí que o Call to Action entra, com uma função super importante, para guiar os usuários, de etapa em etapa, até o objetivo final.

Ele tem relação direta com o aumento das conversões e, consequentemente, das vendas.

CONHECA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS (CLIQUE AQUI)

Como é um CTA?

Okay, você entendeu o que é um Call to Action e sua importância, mas como ele é na prática? Bem, CTAs aparecem de formas variadas!

Alguns podem ser botões de compra, como “adicionar ao carrinho”. Outros, links para formulários de inscrição ou recebimento de newsletter. Temos também as enquetes; botões para indicar algum produto; postar o conteúdo nas redes sociais, e por aí vai.

Mas uma coisa os CTAs têm em comum. Eles são botões personalizados, que chamam a atenção do usuário. Ou seja, eles precisam ser visualmente atrativos.

E para conseguir fazer isso, é necessário que essas chamadas sejam atraentes. Além disso, elas também precisam ser eficientes e realmente levar a uma outra ação.

Isso pode ajudar a melhorar a conversão de seu site ou blog. E também faz com que o usuário tome uma decisão específica.

Tenha sempre em mente que um call to action precisa facilitar a navegação do usuário. Por isso, é muito importante que ele seja um botão de fácil assimilação.

De maneira geral, um call to action pode aparecer de diversas maneiras e assumir vários formatos. 

Veja o exemplo:

O KIT EDUCAÇÃO ESPECIAL foi desenvolvido por especialistas da área. Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças.

São mais de 930 páginas de Atividades e + Bônus Exclusivos

APENAS: R$57,00

(CTA) Para ADQUIRIR, clique no link abaixo:
(CTA) Para CONHECER, clique no link abaixo:
(CTA) Para ADQUIRIR, clique no link abaixo:
(CTA) Para ver AMOSTRAS, clique no link abaixo:

Para que serve um call to action?

A principal função do call to action é levar o cliente até a próxima etapa do funil de vendas. Mas como estratégia de negócio, ele pode ter um objetivo mais específico.

Você pode usar a chamada pra ação para levar seu cliente para seu WhatsApp, interagir em sua postagem e muito mais:

Você tem interesse em receber uma amostra gratuita do KIT EDUCAÇÃO ESPECIAL?
Comente “EU QUERO”.

As possibilidades são infinitas e trata-se de uma estratégia indispensável.


CONHECA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS (CLIQUE AQUI)

9 dicas para fazer CTAs que convertem

Muitas vezes, o call to action acaba se perdendo em meio a todo o conteúdo da página, o que acaba prejudicando os resultados. Por isso, é importante fazer sua oferta se destacar, atraindo a atenção do público.

Confira, a seguir, 9 dicas para fazer seu CTA saltar aos olhos do visitante e ter mais chances de conversão:

1. Aposte no contraste de cores

Se você quer que seu CTA chame a atenção do usuário, precisa fazer com que a chamada esteja bastante visível e destacada do restante do conteúdo.

Uma forma de conseguir isso é usando uma cor que contraste com os outros elementos da página. E isso vale para banners, botões e links em texto.

2. Escolha a posição certa

Além do contraste de cores, outra forma de fazer seu call to action ser visto é posicionando-o em um lugar com boa visualização.

O ideal é que o usuário não tenha que rolar a barra até o fim da página para encontrar a chamada.

Além disso, a posição também precisa estar adequada ao contexto da oferta. Por exemplo, se você quer que o usuário faça o download de um material rico, seria interessante posicionar o CTA próximo de um trecho do texto que aborda um tema similar ao do material rico.

3. Insira imagens

Quando estamos correndo os olhos por um conteúdo, imagens chamam muito mais a atenção que apenas palavras. Portanto, se você quer que seu CTA seja percebido com mais facilidade, procure inserir uma imagem na chamada.

Porém, é importante que essa imagem esteja de acordo com a oferta. Em uma chamada para o download de um ebook, por exemplo, pode ser interessante usar uma imagem com a capa do material.

4. Crie urgência

Você já deve ter ouvido falar dos gatilhos mentais, certo? Eles ajudam a acelerar a tomada de decisão por parte do público.

Procure criar um senso de urgência, mostrando como a ação a ser tomada é fácil e, seus resultados, imediatos. Frases como “compre agora”, “receba hoje seu material” ou “inscreva-se já” alcançam ótimos resultados.

5. Use números

É importante deixar claro para o usuário o que ele está fazendo ao clicar em seu call to action. Nesse sentido, uma maneira de deixar bem evidente os benefícios dessa ação é usar números.

Em um CTA direcionado para a compra de um produto ou serviço, por exemplo, é uma boa ideia explicitar o valor da oferta ou do desconto. Bons exemplos são chamadas como “clique aqui e ganhe 25% de desconto” ou “compre agora por apenas R$ 45,60”. 

6. Seja específico em sua oferta

Como vimos, o objetivo de um call to action é fazer o usuário a completar uma ação determinada. Então, procure indicar da maneira mais clara e objetiva possível o que ele deve fazer e como.

Por exemplo, em vez de usar clichês como “clique aqui’ ou “inscreva-se”, prefira CTAs mais explicativos, como “baixe aqui seu ebook” ou “converse agora com um consultor”.

7. Ofereça algo que valha a pena ser clicado

Por fim, uma dica bastante óbvia, mas que muita gente acaba esquecendo: oferecer um conteúdo útil e relevante para o público.

Afinal, ninguém vai clicar em seu CTA só porque você pediu. O usuário precisa ter a certeza de que receberá algo valioso em troca.

Por causa disso, certifique-se de que a oferta da chamada tenha valor para sua persona.

CONHECA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS (CLIQUE AQUI)

8. Faça testes A/B

O teste A/B é um método para testar duas versões de alguma ação de marketing. Ele é muito útil para avaliar se mudando algum detalhe nos CTAs, como na copy ou no design, os resultados mudam e melhoram.

Pode parecer simples, mas, às vezes, mudar apenas uma palavra ou a cor do botão do Call to Action pode fazer uma grande diferença na taxa de conversão.

Portanto, se você inseriu um CTA em sua estratégia, mas ele não está cumprindo o objetivo que você esperava, ou as métricas não estão agradando tanto, comece a fazer testes A/B e descubra onde está o problema!

Lembre-se que deve ser testar uma variante de cada vez. Não adianta mudar a copy e o design juntos, por exemplo, porque depois você não vai saber o que exatamente fez a conversão melhorar.

Mas com vários testes específicos, você chegará na versão ideal para seu CTA.

9. Meça os resultados

E, por fim, acompanhe sempre os resultados que suas chamadas estão gerando. Meça o número de cliques, a taxa de conversão, etc.

É por esse motivo que explicamos anteriormente a importância de definir um objetivo e pensar nas métricas. Só assim, você poderá entender se seus esforços estão valendo a pena. E, se não estiverem, é uma oportunidade de aprender com os erros e fazer melhor.

Esse é um ponto chave para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing digital. E com Call to Action não é diferente, uma vez que ele é super importante para gerar resultados incríveis para seu negócio!

CONHECA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS (CLIQUE AQUI)

Aumente suas conversões!

Agora você já sabe o que é um Call to Action e porque ele é importante em uma estratégia de marketing digital. Então não perca tempo e coloque em prática todas as dicas deste artigo.

E não se esqueça de pesquisar e planejar sempre para criar chamadas atrativas e que convertem de verdade.

Para tornar isso possível, você precisa aprender as estratégias para criar uma boa copy. Ou seja, um texto persuasivo que atrai o leitor.


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?