Como Aumentar a Produtividade no Trabalho

Quer aprender como aumentar a produtividade no trabalho? Venha conferir essas dicas e acabar com aqueles dias improdutivos.

Tempo é algo muito precioso nos dias de hoje. Estamos diariamente tentando otimizar o tempo, ser produtivos e não desperdiçá-lo. Mas, as vezes, acontece de perdermos o ritmo, não estarmos em dias produtivos ou simplesmente sem ideias.

Sabemos que isso é algo natural. Faz parte da essência do ser humano não ser produtivo 100% do tempo.

Por isso, vamos lhe mostrar algumas dicas de como aumentar a produtividade no trabalho, focando no que é importante.

Continue lendo!

Como aumentar a produtividade no trabalho

Tem dias que a gente chega no trabalho, olha a lista de tarefas e tem a impressão de que ela não está diminuindo. São e-mails para responder, campanhas para gerenciar e muitas outras atividades.

Na maioria das vezes, várias outras coisas entram no meio do caminho, seja uma aba mais interessante no navegador ou até mesmo uma mensagem no celular.

Porém, as demandas do trabalho continuam lá à sua espera.

Para evitar esses dias improdutivos, listamos abaixo algumas dicas super simples para te ajudar a virar o jogo.


Seja organizado

Organização é importante quando falamos de produtividade. Dependendo do que precisa fazer, você pode criar uma planilha que seja visível, com metas a serem cumpridas, atividades e reuniões que estiverem agendadas.

Dessa forma, você terá noção do tempo que você tem para dedicar à tudo aquilo.

Planeje sua semana. Essa também é uma forma de ser organizado.

Tenha na ponta do lápis tudo o que deve ser feito no decorrer da semana para que nenhuma atividade importante fique para trás.

Quanto mais visual, melhor o seu controle do que precisa ser feito e o que já foi concluído.

Muitas pessoas usam post-its para se organizar, tirando-os à medida que as tarefas forem concluídas. Outras preferem anotar em uma agenda e ir riscando de acordo com o que já foi feito.

Encontre a forma que mais funciona pra você.


Uma tarefa por vez

Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Dessa forma, você evita erros e consegue mensurar o tempo que leva para concluir cada atividade.

Além disso, você acaba rendendo mais se dedicando a uma atividade específica.

Uma ideia que nós da SÓ ESCOLA podemos te dar é o uso do Trello. Você conhece? Trata-se de uma ótima ferramenta que te ajudará a gerenciar suas tarefas.


Identifique seus momentos de maior produtividade

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre ser uma pessoa matutina ou noturna, etc. Isso está relacionado com seus momentos de maior produtividade.

Tem gente que rende melhor no trabalho na parte da manhã, outros da tarde. E tem aquelas pessoas que preferem trabalhar à noite e de madrugada.

Identificando seu melhor momento, você poderá se organizar melhor no seu dia-a-dia.


Crie uma lista de prioridades

Já pensou, você estar na metade da sua lista de atividades do dia e ocorre um imprevisto. E aí você percebe que deixou uma atividade urgente para mais tarde e não conseguiu conclui-la.

Muitas vezes, você pode acabar perdendo tempo pensando no que fazer, só pelo fato de não ter feito uma listagem no início do seu expediente.

Isso acaba demandando um tempo que poderia estar sendo utilizado para realizar as tarefas de sua lista.

Com uma lista de prioridades esse tipo de situação não ocorre.

Às vezes, simplesmente não conseguimos concluir todas as atividades do dia a tempo e, por isso, é melhor que você comece pelas tarefas mais urgentes.

É importante que você saiba administrar seu tempo para usá-lo da melhor maneira possível. Programe-se no início do dia e defina o tempo necessário para realizar cada atividade.


Faça pausas entre as tarefas

Fazer uma pausa entre uma tarefa e outra pode ajudar a limpar a mente e se preparar para a próxima que estará por vir.

Não faça pausas muito demoradas, isso pode acabar te tirando do foco e perdendo muito tempo para voltar ao ritmo depois.

Dê uma volta, vá ao banheiro, tome um café ou beba uma água.

Conversar com seus colegas também é uma boa ideia, desde que não aja interrupção no trabalho dessas pessoas.


Conclusão

Concluindo, essas são dicas simples de serem cumpridas e de fácil acesso. Logo, você pode começar a por em prática o quanto antes.

Se tiver algum método que você utiliza e que vê que funciona, que tal compartilhar com a gente?

Os comentários estão liberados para você interagir com a gente!


Agora estamos no YOUTUBE!

Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)

DÚVIDA?