Porque se planejar para o próximo ano? Se você deseja bater seu recorde de vendas em 2021, o primeiro passo é se planejar.
Algumas pessoas pensam estar “perdendo tempo” quando se planejam. Porém, a verdade é que o planejamento te ajuda a organizar o seu tempo, esforços e recursos financeiros.
O planejamento funciona como um ponto de partida para as ações que você precisa tomar. Com ele você torna a sua empresa/negócio mais preparada e tem mais clareza sobre seus esforços.
É como disse o autor do livro “Vencendo os limites”, o Rhandy di Stefano: “Planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória”.
E é exatamente isso! Se planejar é uma garantia de que o que você busca para o futuro da sua empresa será conquistado!
Por isso, planejar as suas metas de vendas, é garantir que você baterá um novo recorde em 2021! Mas, como fazer isso?
O que fazer para montar meu planejamento?
Separamos 5 tópicos fundamentais para que você consiga estruturar o seu planejamento de vendas. Veja:
1. Entenda como foi o ano atual
Faça uma análise geral sobre como foi o ano atual da sua empresa/negócio, entendendo o que foi trabalhado e os seus resultados.
Por exemplo, identifique o número total de vendas, os períodos que mais venderam e outras informações.
Um ponto importante a se falar é que você precisa analisar tanto os pontos positivos, quanto os negativos.
Através dessa análise você conseguirá identificar o que foi bom e pode continuar sendo usado no próximo ano e, também, o que precisa ser mudado.
2. Defina o objetivo
Após entender tudo o que foi trabalhado no ano anterior, chegou o momento de definir o que você quer conquistar no próximo ano.
Por isso, defina qual o objetivo de vendas quer alcançar. Por exemplo, meu objetivo é aumentar o faturamento.
O ideal é que você defina um objetivo audacioso, mas que seja possível de ser alcançado. Ou seja, um objetivo que tire você da zona de conforto, mas que também lhe proporcione tranquilidade e segurança para trabalhar.
3. Estabeleça metas
Agora que já tem o objetivo formado do que quer alcançar, você precisa estabelecer as metas para alcançá-lo de fato.
Você pode definir várias metas como por exemplo:
- Vender em média X produtos, envolvendo todos os produtos que vendo, a cada trimestre;
- Aumentar 25% das vendas do produto X;
- Aumentar a taxa de cliques nos anúncios;
- Conquistar X novos clientes;
Essas são apenas algumas metas, dentre tantas outras que você pode definir. E tendo elas bem definidas, você já vai saber as tarefas necessárias para alcançá-las.
Uma dica é que após 1 mês buscando realizar essas metas, você as reavalie, verificando se faz sentido deixá-las ou se é melhor fazer alterações.
Assim, você evita que erros aconteçam ao longo do processo.
4. Coloque em ação
Hora de colocar a mão na “prática”, quer dizer a mão na massa!
Depois de tanta teoria, chegou o momento de colocar tudo em prática.
Com a análise do ano anterior, o objetivo e as metas definidas, agora é dividir as tarefas entre o time para entender melhor como será o esforço de cada um.
Se você trabalha sozinho, não tem problema! Você só precisa tomar cuidado para que não fique sobrecarregado, como já citamos acima.
5. Acompanhe o processo
Para ter um controle de tudo o que está sendo feito, é importante que você faça um acompanhamento das tarefas, seja diário, mensal, semestral, trimestral ou como você quiser.
Assim você vai tendo um feedback, vai acompanhar o que está funcionando e o que ainda precisa melhorar.
E se você tiver uma equipe trabalhando com você, é importante compartilhar com ela também sobre como andam as coisas, assim você gera interação e engajamento entre o time.
Agora estamos no YOUTUBE!
Vamos começar a postar vídeos com dicas para nossos afiliados. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E NÃO PERDER OS VÍDEOS NOVOS)